“Sonhar e realizar” é um processo normal da vida. Todos sonhamos e realizamos. Uns mais do que outros. Mas não basta sonhar; é necessário pagar o preço para realizarmos os sonhos que sonhámos.

Gostaria de partilhar uns poucos sonhos meus, alguns deles que vêm desde bem pequeno: Um dos meus sonhos mais antigos ocorreu quando pelas primeiras vezes ouvi ler a Bíblia e ouvi algumas histórias de acontecimentos e personagens bíblicos. Lembro-me de  ficar extasiado ao ouvi-las. A partir dos dez anos de idade, nasceu o sonho de vir eu próprio a contar essas histórias deslumbrantes, a outros que me quisessem ouvir. Depois de dezasseis anos de preparação académica, iniciei o ministério pastoral! Um sonho se cumpriu e já passaram 32 anos.

Como qualquer outro ser humano, também sonhei em casar e ser feliz. Encontrei a pessoa por quem me apaixonei e contraí matrimónio; temos quatro filhos e quatro netos maravilhosos e sinto-me uma pessoa realizada, feliz e tremendamente abençoada. O meu sonho foi realizado há 36 anos e continua ainda hoje.

Quando cheguei à cidade de Lagos, há 23 anos atrás, sonhei continuar um trabalho com toxicodependências, que já havia começado em Lisboa. Hoje, vinte e três anos depois, temos uma obra consolidada pelo Instituto Fonte de Vida, de apoio social abrangente e reconhecido na cidade.

Quando fui de Angola para o Brasil, tive que deixar os meus estudos numa fase académica pré-universidade; sentia-me frustrado de não ter prosseguido a minha formação académica mais avançada… Como era um sonho antigo, ingressei na Universidade com 49 anos e concluí a minha licenciatura em psicologia, com 52 anos… Não há idade para concretizarmos um sonho, se entretanto não tivermos deixado de sonhar. NUNCA É TARDE PARA REALIZAR UM SONHO, SE NÃO DESISTIRMOS!!!

Muitos outros sonhos ainda estão em progressão e com a ajuda de Deus, se irão também concretizar… 

Em Filipenses o Apóstolo Paulo diz: «…Esquecendo-me das coisas que    atrás ficam e avançando para as coisas que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prémio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus…»

Eu li que Os especialistas dizem que os empresários que têm metas bem definidas, que zelam pelos seus clientes, que tem estratégias de vendas, que analisam constantemente as suas políticas comerciais e que sabem o que venderam, porque venderam e porque não venderam, são os mais bem sucedidos. Eles dizem que se não houver um alvo definido, a energia é dissipada. A atmosfera mental das empresas norteadas por metas é altamente positiva, o ambiente é permanentemente recarregado de energia e isso beneficia todo o grupo. 

Um estudo científico realizado na universidade norte-americana de Yale, datado de 1953, revela um resultado motivador e até surpreendente e deixa claro a importância do ser humano ser orientado por uma METAS/ALVOS. 

Um grupo de alunos graduados foi entrevistado e respondeu se tinha suas metas claras e anotadas, com um plano para atingi-las. Só 3% (três por cento) tinham tais metas anotadas e planeadas. O estudo prossegue e, vinte anos mais tarde, em 1973, os pesquisadores voltaram e entrevistaram os membros da turma dos graduados de 1953. Descobriram que os salários dos 3% que tinham suas metas há vinte anos atrás somavam mais do que os salários dos 97% que não tinham suas metas anotadas. Além dos salários incrivelmente superiores, o nível de felicidade que os graduados sentiam também era superior nos 3% que tinham as metas escritas. 

Esse é o Poder de uma META/ALVO. Uma meta clara pode transformar a vidas das pessoas. 

O SUCESSO NÃO É DESTINO, O SUCESSO NÃO É ACIDENTE. SE OBSERVAR AS PESSOAS DE SUCESSO, NOTARÁ QUE ELAS COMEÇAM COM UM SONHO E DEPOIS LUTAM COM DETERMINAÇÃO POR ALCANÇA-LO.

Segundo os estudiosos sobre concretização de metas, alvos e sonhos, eis Alguns princípios para a sua concretização:

1º – É necessária persistência para ultrapassar os momentos de desanimo que surgem durante o caminho, que surgem pelos obstáculos que temos que enfrentar. 

Não esqueça que a persistência representa 98% da concretização de um sonho. 

2º – Para se alcançar um sonho é necessário disciplina. A disciplina é deixarmos determinadas coisas que nos dão prazer em função de dedicar tempo àquilo que ambicionamos. 

Mas alguém disse que «A disciplina pesa quilos porém o arrependimento pesa toneladas.» Mais do que disciplina a concretização de um alvo exige renúncia. 

3º – Uma meta faz-nos deixar de olhar para traz, para o passado e leva-nos a olhar para diante. 

4º Uma meta faz-nos focar e não dispersar.

5º – Uma meta tem um prémio e contribui para o nosso crescimento a nível da nossa auto-imagem, auto-estima e auto-realização…

Seus sonhos podem realizar-se! Dê o seu melhor!

Jacinto Rosa

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.

Pin It on Pinterest

Share This